Slider

Albânia: RTSH confirma participação e abre as inscrições para o 'Festivali i Këngës'

A emissora estatal albanesa, RTSH, anunciou a abertura das inscrições para a 53.ª edição do Festivali i Këngës, confirmando assim a intenção de ingressar no Eurovision Song Contest 2015, em Viena.



A emissora RTSH está a iniciar a sua procura de temas para a 53.ª edição do Festivali i Këngës, o tradicional festival albanês, onde o vencedor ganha a oportunidade de representar o país no Eurovision Song Contest. A Albânia torna-se assim o 30.º país a mostrar a intenção de participar na próxima edição do certame europeu, que terá lugar em Viena.

As inscrições estão abertas nos próximos dias 14 e 15 de outubro, domingo e segunda-feira, respetivamente, sendo que a emissora desafiou diversos cantores e compositores a ingressarem no certame. Todos os cantores interessados em participar terão de ter mais de 16 anos de idade, devido à restrição da EBU/UER, e cada compositor apenas pode apresentar uma música. Um júri de seleção terá a responsabilidade de escolher os temas que estarão presentes nas galas ao vivo, que deverão ocorrer na última semana de dezembro, como vem sendo habitual. Arbana Osmani, conhecida apresentadora no país, tem sido sondada como possível apresentadora do certame, mas a emissora não se pronunciou sobre os rumores.

Estreante em 2004, a Albânia participou por 11 ocasiões ao certame europeu. Com 6 qualificações para a Grande Final, o melhor resultado do país aconteceu em Baku com Rona Nishliu e o tema 'Suus' a alcançar o 5.º posto da geral, com 146 pontos. Em Copenhaga, Hersi (na foto) e o tema 'One Night's Anger' falharam o apuramento para a Grande Final, alcançando o 15.º lugar na semifinal, com a menor marca pontual da história do país: 22 pontos. Recorde a sua prestação de seguida:


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCBubble / Imagem: Eurovision.tv
4
( Hide )
  1. Anónimo13:53

    esta musica da albania era mais bonita em albanes...

    ResponderEliminar
  2. A Albania e um dos paises que,ameu ver,tem enviado ao ESC do que ha de mais carismatico e interessante,independentemente de cantarem em albanes ou em ingles. Sejam bem-vindos ao ESC2015!

    ResponderEliminar
  3. Anonimo 13:53 - Concordo totalmente consigo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:27

    A Albânia é dos melhores países do ESC.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.