Slider

Faleceu compositor Luís Pedro Fonseca


Músico, compositor, autor e produtor de diversas canções, Luís Pedro Fonseca faleceu este domingo "vítima de morte súbita, em gozo de férias, não se sabendo de momento quando decorrerá o funeral", lê-se no comunicado da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), citado pelo Jornal de Notícias. Tinha 64 anos de idade.

Ficou conhecido como autor de temas como "Sempre que o Amor me Quiser" ou "Olhó Robot", interpretados por Lena d'Água e como membro e fundador de vários grupos pioneiros do rock português, como os Plexus, ainda na década de 1960, os Chinchilas, na década de 70, ou os Salada de Frutas, com Lena d'Água e Zé da Ponte na década de 80. Trabalhou em equipa com diversos nomes ligados ao Festival da Canção, como os músicos Zé da Ponte e Thilo Krassman. Em 1977, foi compositor da canção "Férias" interpretada no Festival da Canção pelo Conjunto Férias (versão A) e por Paco Bandeira (versão B). Em 1980, orquestrou o tema "Lição de Português", interpretada por Madi. Em 1988, foi autor e compositor dos temas para a voz de Tó Leal - "Por te querer assim" (Prémio Nacional da Música) e "Encontro imediato" (Festival da Canção). Em 1992, orquestrou o tema "Amo o sol", interpretado pelos Safari. Em 2001 fez parte do júri que selecionou as canções que fizeram parte do Festival RTP da Canção - nesse ano, a RTP optou por selecionar 50 originais a serem apresentadas em 5 eliminatórias de 10 canções cada uma. Em cada gala foram apuradas 2 canções para a final. O júri que selecionou estas canções era composto por Tozé Brito, José Calvário e Luís Pedro Fonseca como elementos fixos deste júri.

Paz à sua alma. À família enlutada, as condolências do ESCPORTUGAL.

"AMO O SOL": SAFARI



"ENCONTRO IMEDIATO": TÓ LEAL



"POR TE QUERER ASSIM": TÓ LEAL




Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS, ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeos: YOUTUBE

3
( Hide )
  1. Anónimo19:15

    Lo seinto :-(

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias21:56

    Saudades da boa musica portuguesa. DEP

    ResponderEliminar
  3. Assim que deparei com esta triste noticia paradoxalmente na minha mente cantei"SE CA NEVASSE FAZIA-SE CA SKI"...Talvez nao seja improprio cantar,quando um grande musico transita para a outra dimensao...O mundo e a musica ficaram mais pobres.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.