Slider

ESC2015: Turquia continua fora da competição

A Turquia continuará de fora da competição em Viena, anunciou hoje a emissora estatal turca. Este será o terceiro ano consecutivo que o país declina a participação no Eurovision Song Contest.



Terminaram os rumores lançados há uns dias, sobre um possível retorno da Turquia ao Eurovision Song Contest: o país continua fora da competição. O anúncio foi efetuado pelo Chefe de Relações Públicas Internacionais da TRT, Yagmur Tüzun.

A confirmar-se esta tomada de posição, este será o terceiro ano consecutivo que o país fica de fora da competição europeia. A emissora TRT anunciou a sua retirada do Eurovision Song Contest em dezembro de 2012 em protesto com as alterações efetuadas no certame, nas últimas edições. A definição da ordem de atuação, a re-implementação da votação do júri e, em especial, a existência dos Big5 são os três pontos fulcrais para a desistência turca que, por diversas vezes, demonstrou o seu interesse em regressar ao concurso, se houvesse alterações das regras. No entanto, a polémica instaurada com o beijo lésbico na atuação finlandesa em Malmö (como pode recordar AQUI e AQUI) e os tumultos provocados pela vitória de Conchita Wurst (AQUI), agravaram a situação da emissora, tendo Yagmur afirmado 'a TRT não participará no ESC em Viena, enquanto que o futuro terá de ser ponderado'.

A Turquia estreou-se na competição em 1975, tendo participado por 34 ocasiões. Em 2003, Sertab Erener e o tema Everyway That I Can conseguiu a única vitória turca na competição, com um total de 165 pontos. A última participação da Turquia esteve a cargo de Can Bonomo e Love Me Back, que conseguiu o 7.º posto em Baku, cuja prestação pode recordar de seguida:


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Oikotimes/TRT / Imagem: eurovision.tv
45
( Hide )
  1. Anónimo23:10

    Noticia muito triste. A música vinda da Turquia é importante para a Eurovisão, assim como a Turquia país é importante para o mundo.

    ATENÇÃO aos criticos que vão comentar a seguir: É A MINHA OPINIÃO, se é diferente da vossa, paciência.

    Viva a Turquia e todo o povo turco!

    ResponderEliminar
  2. Tenho muita pena que a Turquia tenha decidido ficar de fora do ESC2015.Sinto falta dos bons sons das contribuiçoes turcas no ESC desde a primeira participaçao em 1975. Turkiye, Eurovizyona geri gel!

    ResponderEliminar
  3. anonimo das 23:10- Creio que sinto em relaçao a Turquia da mesma maneira que tu.A Turquia tem dado ao ESC uma contribuiçao musical e cultural de grande valor.Claro,eu aprecio imenso os acordes mais ou menos orientais da musica turca,e gosto do povo turco,sao parecidos connosco em muitos aspectos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:17

    Pessoal calma, porque segundo quanto sei a decisão não foi ainda oficializada pelo que esta notícia carece de sentido.

    Não é ainda oficial qualquer posição por parte da emissora turca relativamente à Eurovisão.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:28

    desde que não voltem a levar aquela loira enorme e mal feita a berrar "im your superstar ahhhhhhhhhhhhayayayanazn im your superstar ajjhjakjzakzjazakkkkk" por mim tudo bem...mas mas mas...lembram-se dos pessimos resultados da Turquia antes do televote e diaspora? Pois...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:34

    "lembram-se dos pessimos resultados da Turquia antes do televote e diaspora?"

    burrice pura!

    ResponderEliminar
  7. Anonimo 01:28 - Sim recordo-me bem dos resultados mais maus q bons da Turquia antes de 1997.Contudo para mim ja antes d 97 a Turquia levou nos respectivos anos as/das melhores cançoes do ESC,por ex. em 75, 80,81,82,87,88,89,90,95...e depois muitas mais.Para mim,a Turquia faz muita falta no ESC.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo02:34

    Tenho muita pena. Sempre foi um dos meus paises favoritos no ESC

    ResponderEliminar
  9. Anónimo03:51

    Deviam regressar...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:51

    anónimo das 1h34....... pura falta de categoria e respeito pela opinião alheia..com tanto chico-esperto até admira Portugal ser destacadamente o país mais pobre da europa ocidental!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Anonimo 01:34 - Nao use terminologia insultuosa em relaçao ao/s autor/es de outros comentarios aqui! A palavra BURRICE nao e apropriada aqui. Todos sabemos que a diaspora turca(tal como a portuguesa) começou antes do televoto e ate mesmo talvez antes do proprio ESC. Mas controle na linguagem,OK?

    ResponderEliminar
  12. Anonimo 01:28 - Essa turca loura enorme e carismatica em 2006 chama-se SIBEL TUZUN,e apos Im your superstar ela dizia em turco SEVGILIM ou SEVGILIN q significam MEU QUERIDO/A ou TUA QUERIDA/O em turco.Nao desfazer nas linguas das outras naçoes escrevendo bzzghadizgggli etc.etc.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:53

    têm toda a razão esse anónimo das 01:34 deve ser o mesmo que ataca e insulta tudo e todos os que têm opinião diferente da sua. É uma vergonha que ande sempre aqui a chamar burro a todos. E mesmo que o comentário do outro user estivesse errado?! Teria sido cometido algum crime? E você por achar que sabe todas as pontuações e classificações turcas vira crânio? sumidade intelectual? ganhou um premio Nobel? sinceramente muito baixo nível desse fulano.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:17

    RG o escrever bzzghadizgggli é obviamente uma brincadeira ( que com toda a legitimidade podes não achar graça).Regra geral gosto dos teus comentários..mas agr estás numa de provedor de justiça cá do burgo..pecas por excesso de zelos. Loira carismática para ti seguramente e eu respeito. Para mim foi uma figura bizarra para não dizer medonha!Tb não creio que estejas à espera que as pessoas saibam turco..tal como tenho a impressão que não sabes nada de turco para alem da tradução das canções que levam à eurovisão.
    cordialmente

    ResponderEliminar
  15. Anonimo 13:17 -Gostos nao se discutem.Outra coisa e falar em termos algo depreciativos por ex.duma lingua doutra naçao.Talvez eu seja hipersensivel a isso por ja ter deparado fora do pais c atitudes similares em relaçao a lingua portuguesa.Nao falo turco fluentemente,tenho so conhecimentos basicos.

    ResponderEliminar
  16. Anonimo 13:17 - Os meus mui basicos conhecimentos de turco,foram suficientes para abrir muitas portas e derreter barreiras culturais ao estar em Istanbul.Nao falo nem leio fluentemente turco,mas desenvencilho-me em conversaçao MUITO SIMPLES.O meu interesse pela cultura Otomana vai MUITO pra la do ESC

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:20

    concordo com as razões deles... decidir a ordem de atuação é super ridiculo... devia ser tirado à sorte para ser mais justo, pois este ano 2014, a suécia foi super valorizada... enquanto que Alemanha foi prejudicada atuando entre a Austria e a Suecia.
    Também concordo que BIG5 devia acabar... eles estão na final tirando lugar a musicas que ficam pela semi e que são super superiores a algumas do BIG5...
    Também acho que poder do juri devia ser diminuído, juri tem poder para acabar com qualquer televoto, e acho injusto porque mais importante e o voto de populaçao e nao de um juri.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16:21

    RG talvez tenhas sido de facto hipersensivel, uma vez que por escrito não é possível notar nenhum tom deprecitivo.
    alias ha uns bons anos atras escrevi num video do Youtube a mesma coisa sobre os gritos da cantora e os proprios turcos riram-se do comentário...tb se riram de ter comentado que a cantora parecia um travesti ehehhe aí sim uma opinião com conotação pejorativa e de mau tom. Ora se eles não levaram a mal, não vejo a razão de um português ficar ofendido.
    A única coisa que de facto não gosto de ver nestes comentários são aquelas pessoas que insultam os outros de burras, estupidas, mau gosto, atrasadas etc etc sp que manifestam opiniões contrárias. De resto há que ser tolerante e permissivo com todos os que pensam de maneira diferente de nós.

    ResponderEliminar
  19. Anonimo 16:20- Concordo em absoluto consigo,no que disse sobre os BIG5,voto do juri e manipulaçao da ordem d actuaçao.Nao creio q os turcos duma maneira geral se tenham chocado c o beijo lesbico da finlandia2013 ou a Conchita.A Turquia tem uma longa tradiçao de transsexualismo.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:54

    Turquia fora da competição por mais um ano? One less problem for me ... one less trashy song to listen to ...

    ResponderEliminar
  21. Curiosamente um dos artistas mais apreciados e respeitados na Turquia era Zeki Muren,homosexual assumido mais ou menos travestido.Quando ha anos faleceu,foi decretado luto nacional no pais.Actualmente Bulent Ersoy,transsexual,e dos artistas mais respeitados e valorizados na Turquia.

    ResponderEliminar
  22. Anonimo 16:21- Nao fiquei ofendido c nada do que V.disse.Hipersensivel a certas questoes,sim,sou.Falta-me tbm um certo sentido d humor tuga,q tem a ver c mandar bocas"pronto nao sei que mais,pronto tudo bem".Talvez tenha vivido tempo a mais fora d Portugal,e assim falta-me"animo leve".

    ResponderEliminar
  23. Anónimo17:20

    ehheheehhe olhe que há países na europa tipo Alemanha e Inglaterra que têm um humor bem mais assertivo e hipercritico que o português
    Concordo com o Big5 sem acesso directo à final...uma Espanha e Italia quase falidas são mais importantes que outros países que não têm nem um terço dessa crise?
    Olhem para a música da França...sem acesso directo à final nunca la teriam chegado, e Portugal tinha garantido a sua passagem.

    ResponderEliminar
  24. Anonimo 16:21- Ja V. ter dito que a Sibel Tuzun parecia um travesti,para mim nao tem nada de pejorativo nem de mau gosto.Ser travesti,GLBT etc. para mim nao tem nada de pejorativo/negativo. E assim,as pessoas reagem aos mesmos "estimulos" de maneira diferente. :-)))

    ResponderEliminar
  25. Anónimo19:03

    A Turquia faz falta no ESC. Nas atuações da Turquia há sempre alguma referência há sua cultura, uns dos mais usados é a sonoridade. Quanto à canção de 2006 "Superstar" , eu gostei e valorizo as canções cantadas na lingua oficial do país e o público do recinto parece ter gostado. Também concordo quanto ao sistema de votação, apenas a votação de 5 pessoas "corta" a votação de milhares e milhares de pessoas! 100% televoto.

    ResponderEliminar
  26. Pedro Carvalho19:18

    Concordo:
    - Com o fim dos Big5. Só o pais vencedor deveria ter entrada na final do ano seguinte.
    - Com o sistema de votação atual. O juri faz com que muitas pimbalhadas não passem à final injustamente (como "Quero ser tua", por exemplo)
    - Ordem de atuação deve ser 100% definida por sorteio, como o era até ha 2 anos

    ResponderEliminar
  27. Anónimo19:30

    RG eu não disse que travesti era pejorativo, nada disso nem sequer acho apropriado colocar aqui de forma mt polida questões relacionadas com a liberdade sexual de cada um. Mas se há homens que se esforçam o maximo para se parecem mulheres é lá com eles. Numa boa....agora eu não conheço nenhuma mulher, que tenha de facto nascido mulher, que goste de ser chamada de travesti....é a meu entender altamente pejorativo/ofensivo/insultuoso.

    cumps

    ResponderEliminar
  28. Anonimo 19:30-para ser sincero,acho q ha mt travesti/transsexual mais bonito q mt mulher.Eu conheço muitas mulheres que tem a mesma opiniao.Outra coisa:Antes de ser portugues eu sou cidadao do mundo.Posso assim"reagir"a algo a q os amigos turcos em tempos so deram LOL.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo20:20

    respeito a tua opinião..mas esse chavão do "cidadão do mundo" para mim não faz mt sentido..é apenas politicamente correcto. Um cidadão do mundo é um apátrida...eu sou português porque nasci em Portugal toda a gente tem nacionalidade, até os animais :)

    ResponderEliminar
  30. Pedro Carvalho20:33

    anonimo das 20.20: não sou ninguem para defender o RG, mas "cidadao do mundo" é uma força de expressão! Não sejas tão negativo e diverte-te mais!

    ResponderEliminar
  31. Anonimo 20:20- Ser cidadao do mundo e para mim uma realidade,e admito q sou um pouco"desenraizado",mas talvez nos tenhamos background"mt diferente.Nao valorizo NADA o sentido de patriotismo.Contribuo c uma quantia todos os meses para a Amnistia Internacional etc.etc.Entende?

    ResponderEliminar
  32. Anónimo20:46

    Pedro Carvalho..se tivesses o mesmo divertimento que eu...seguramente não pegavas por tão pouco nem fazias interpretações delirantes :)

    ResponderEliminar
  33. Anónimo20:59

    SINCERAMENTE CONCORDO COM TODAS AS RAZÕES DA TURQUIA, E SE EBU NADA FAZ ACHO QUE PORTUGAL E OUTROS PAÍSES DEVIAM SE RETIRAR EM SINAL DE PROTESTO. SORTEIO DEVIA SER TIRADO A SORTE, BIG5 DEVIA ACABAR, 100% TELEVO OU ENTAO 75% TELEVOTO E 25% JURI, PQ JURI TEM PODER PARA ACABAR COM QUALQUER TELEVOTO

    ResponderEliminar
  34. Anónimo21:20

    SINCERAMENTE TURQUIA FOI MUITO ROUBADA POR CAUSA DO JURI, EM 2010 MERECIAM A VITORIA!! EM 2009 MERECIA TOP3! JURI ATACA TURQUIA PORQUE ELES TEM GRANDE INFLUENCIA EM TELEVOTO.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo22:22

    para min a Turquia não faz la falta nenhuma , só tem razão numa coisa , é o big 5 , para min só estava apurado o vencedor do ano anterior e depois tudo semi-finais!!!!!

    ResponderEliminar
  36. Bem,quando se fala na importancia do televoto/diaspora no caso da Turquia,entao o q dizer de Portugal com o proprio comentador da RTP durante a semi e a final,a apelar para o voto dos portugueses residentes fora de Portugal?!Portugal,Turquia,Grecia,Armenia sao"diasporicos",e essa a verdade!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo10:28

    ora agora sim...pluralismo...os que querem a Turquia de volta...os que são completamente indiferentes ao assunto e os que não querem a Turquia de volta. Assim sim ha pluralismo e democracia, assim é normal!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo10:32

    Países nórdicos tb votam entre eles, países eslavos o mm, países dos balcãs etc etc turquia e azerbaijão os muçulmanos tb trocam pontos entre eles!
    em 2009 os comentadores da tv francesa apelaram descaradamente ao voto "nos amigos portugueses" e depois? em 2014 a BBC disse que a Suzy teve uma reação do público que fez estremecer as cabines e que ela e Conchita eram de facto as preferidas do público..e dp? Espanha que comentou como era possível Portugal não passar à final....e dp?

    ResponderEliminar
  39. Anonimo 10:32 - A Turquia dentro dos circulos do ESC tem sido apontada como caso quase unico de beneficiario do fenomeno televoto/diaspora,e isso nao e verdadeiro,a começar c o descarado apelo ao voto "diasporico"por parte da RTP.E diferente dos comentarios sobre reacçoes do publico etc.etc.Acho eu.

    ResponderEliminar
  40. Anonimo 10:32 - Curiosamente tambem em 2009 os comentadores da tv finlandesa(YLE),que eram 3,incitaram na final o publico finlandes a votar em Portugal,que na opiniao deles tinha a cançao mais fresca,original e genuina daquele ano(Todas as ruas do amor-Flor de Lis)...

    ResponderEliminar
  41. Anónimo04:06

    RG não estás a comparar a quantidade de imigrantes turcos por essa europa fora com o nº de portugueses na mesma situação?..eles são mais que as mães sobretudo nos maiores países da europa

    ResponderEliminar
  42. Anonimo 04:06-Nao tenho dados "preto no branco"sobre colonias migrantes na Europa,contudo creio que os portugueses sao dos mais numerosos em França,Suiça,Alemanha,Belg
    ica.Os turcos sao de LONGE os mais numerosos na Alemanha,Holanda e Austria,disso tenho QUASE a certeza.

    ResponderEliminar
  43. Anonimo das 10:32 - Como perguntou tantas vezes "E DEPOIS?" eu vou responder-lhe com sabedoria popular e ilogica portuguesa: E DEPOIS? MORRERAM AS VACAS,FICARAM OS BOIS! :-))) Espero que tenha sentido de humor e nao leve a mal.Com abraço eurovisivo para si!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo19:03

    Eu concordo plenamente com as regras existentes no ESC atualmente por razões:
    -Os Big5 são os principais financiadores do ESC, portanto se lhes tirarem o previlégio de estarem automaticamente apurados para a final, provavelmente nem iam ao ESC e não o financiariam; resultado: não havia ESC para ninguém.
    - O televoto e o juri (50+50) é completamente compreensivel, pois o público (na sua maioria) por sua pouca intitucionalização a nível de línguas podiam declarar como vencedor uma música com imensos palavrões, e com o voto do juri podemos assegurar-nos que nada disto acontece.

    ResponderEliminar
  45. Eu advogo: 1- Fim dos Big5 , 2-Votaçao: 90% televoto,10% juri profissional. Com o fim da casta A(Big5) e casta B(os outros),INVESTIGAR-SE ONDE ESTAO AS RAZOES PARA O ESC SER UM EVENTO TAO CARO,e se necessario reformular-se todo o ESC para um formato e conceito mais economicos.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.