Slider

ESC2015: Geórgia apta para participar na competição

A EBU/UER confirmou hoje que a Geórgia poderá participar na próxima edição do certame, desmentindo os rumores que anunciavam a sua proibição de entrada devido às suspeitas de manipulação dos votos em Copenhaga.



Depois da votação do júri georgiano no Eurovision Song Contest 2014 ter sido declarada inválida por fortes suspeitas de manipulação, como pode recordar AQUI, muito se escreveu sobre uma possível punição ao país, que segundo as regras do organismo organizador, seria de três anos sem poder concorrer ao certame. 

No entanto, a falta de informações da emissora GPB sobre a participação na próxima edição do concurso, reacenderam os rumores, levando a EBU/UER a desmentir tal punição. O organismo organizador do Eurovision Song Contest revelou que a Geórgia se encontra apta para entrar na competição, afirmando que tais informações não passam de meros rumores. 

A emissora estatal do país também já reagiu aos rumores, demonstrando o seu interesse em entrar na competição. Apesar de não ter confirmado oficialmente a sua participação, a GPB anunciou que já está a trabalhar na próxima edição, estando o anúncio do seu representante agendado para meados de setembro.

A Geórgia estreou-se na competição em 2007, tendo participado em todas as edições, excepto em 2009 quando se retirou devido à desclassificação do seu tema representante. O melhor resultado alcançado nas sete participações foi o 9.º posto alcançado por Sopho Nizharadze e o tema Shine em Oslo, sendo que falhou o apuramento para a Grande Final em 2012 e 2014. The Shin & Mariko com o tema Three Minutes to Earth foram os representantes georgianos em Copenhaga tendo conquistado o pior resultado da história do país - 15.º (e último) posto na semifinal com 15 pontos - cuja prestação pode recordar de seguida:



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Oikotimes / Imagem: eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Anónimo09:42

    EBU cria regras para que? Os países não as respeitam e a EBU nada faz... enfim!
    Por mim a Geórgia tava os 3 anos expulsa.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler o interessante artigo, fiquei com uma dúvida: dado que a Geórgia terminou as edições de 2010 e 2011 em 9º lugar mas uma vez que em 2010 tivemos 39 países participantes e em 2011 o número ascendeu a 43, não deveria considerar-se como melhor resultado a participação do país na edição de 2011 em Düsseldorf? Gostava de auscultar a vossa opinião. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Olá Nuno

    Desde já agradeço a sua intervenção! Sobre a sua dúvida, tem toda a razão no que disse... No entanto, quando falamos em "melhor resultado" temos em conta o "distanciamento" entre o candidato em questão e o vencedor da edição, e não o último classificado/o número de participantes. Em caso de classificações iguais, como foi o caso, temos em conta o número de pontos auferidos pelas participações.

    Espero te-lo esclarecido! Cumprimentos, Nuno Carrilho

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:06

    Então isso significa que a melhor classificação de Portugal é o "O meu coração não tem cor" e não a "Senhora do Mar" (como muita gente diz) certo ?

    Se provaram que foram rumores, nada contra a participação da Geórgia na próxima edição do ESC.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:53

    Anónimo das 18:06, nunca vi ninguém dizer que a "Senhora do Mar" foi a melhor classificação de Portugal no Esc, mas quem o diz está enganado. Quanto à Geórgia, o que aconteceu em 2014, não foram rumores, efetivamente a EBU deu como provada a fraude do juri local, por isso é que a votação dos mesmos foi anulada. Rumores esses que ai sim, surgiram nos meses posteriores, que enunciavam uma proibição da emissora georgiana de participar no Esc até 3 anos. Contudo, a EBU decidiu que não será necessário o país ficar ausente das edições futuras. Compreendo a decisão da EBU (ainda por cima em 2015 o Esc faz 60 anos e o que se quer é uma grande festa, e quantos mais participantes competirem melhor), mas se a decisão fosse pela penalização, não acharia injusto porque neste caso, foram contra as regras e a EBU sabe exatamente quem foram os culpados, culpados esses que estavam, sobre alçada da emissora Geórgia (que como acontece nas restantes emissoras, são elas próprias quem escolhem, quem faz parte de cada painel de jurados) que teria de assumir as responsabilidades e assim sendo sofrer as consequências...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:22

    Anónimo das 18:53 você nunca viu mas eu já. Até discuti isso com uma amigo que dizia e teimava que a canção "Senhora do Mar" foi a melhor classificação de Portugal no ESC

    ResponderEliminar
  7. Grato pelo esclarecimento.
    Não persistem dúvidas embora eu opte pela alternativa que referi anteriormente (nas estatísticas que tenho compilado).
    Cumprimentos,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:30

    Ha várias canções portuguesas mais bem classificadas do que a Senhora do Mar

    ResponderEliminar
  9. A EBU ,e sobretudo a secçao dedicada ao ESC, sempre sofreram do sindroma "la donna e mobile",ou seja alteraçao constante de regras(por ex. a clausula linguistica,os criterios de participaçao directa na final etc).Desde que la anda o"bando nordico" a mandar,pelo menos nao melhorou.Georgia,fora!

    ResponderEliminar
  10. Acerca d haver pessoas q afirmam q SENHORA DO MAR e a melhor classificaçao nacional no ESC baseiam-se EM QUE?!?!Sonharam?Visionaram? Melhores classificados q a"senhora" pelo menos Tonicha(71),Carlos Mendes(72),Fernando Tordo(73),Manuela Bravo(79),Cid(80),Dulce(91),Anabela(93),Sara T(94),lucia(96).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.