Slider

[Before and After] "Främling"


Em mais um fascículo de Before and After, viajamos até 1983, voltando à Suécia para dar destaque a uma canção de uma (já não) menina que já pisou três vezes o palco da Eurovisão.

Nos primeiros meses de 1983 o compositor Lasse Holm e a letrista Monica Forsberg juntaram-se para criar a canção "Främling", "Estrangeiro" em português, convidando a já muito conhecida Kikki Danielsson para a interpretar no Melodifestivalen desse ano, mas a cantora não ficou impressionada com o tema e acabou por recusar o convite e escolheu ir à final nacional sueca com "Varför är kärleken röd?".

Os autores não queriam deixar cair a sua canção em saco roto e viraram-se para outras opções, entre as quais a jovem Carola Häggkvist, de 16 anos, vencedora com apenas 11 de um festival sueco de jovens talentos. Para agarrar a iniciante, deram-lhe a escolher entre "Främling" e "Mona Lisa", do mesmo género. Mas foi mesmo a primeira opção a ser escolhida por Carola, que rumou ao Melodifestivalen 1983.

Kikki Danielsson e a sua escolha "Varför är kärleken röd?" eram favoritas, mas a novata venceu a experiente sem dificuldade, com quase o dobro dos pontos, deixando Kikki com um grande melão na "carola", pois o triunfo poderia ter sido seu.

Em Munique, Alemanha, sede do ESC1983, Carola tinha toda uma máquina a defendê-la, o interesse dos jornalistas e a atenção dos fãs: era nova, vivaça e tinha uma canção que agradava bastante nesta fase mais ligeira da Eurovisão dos anos 80; era favorita, mas contra Ofra Haza, de Israel, e Corinne Hermès, do Luxemburgo, precisamente as cantoras que a derrotaram na grande noite, sendo a última a vencedora.

Mesmo assim com a medalha de bronze na Eurovisão, "Främling" tornou-se um êxito por toda a Europa, tendo tido direito a versões gravadas em alemão ("Fremder"), holandês ("Je ogen hebben geen geheimen") e inglês ("Love isn't Love"). Além disso, Carola e as suas canções dos anos 80 andaram sempre pelos primeiros lugares dos tops europeus, sucessos como "Mickey", "Liv", "Gloria" e "Tokyo", chegando ainda a colaborar com os Bee Gees.

Em 1990 volta a tentar o Melodifestivalen pois o seu interesse por regressar à Eurovisão era enorme, mas "Mitt i ett äventyr", "No meio de uma aventura" em português, ficou-se pelo segundo lugar; mas ela prometeu voltar... E voltou logo no ano seguinte com "Fångad av en stormvind", "Presa numa Tempestade de Amor"... E venceu o Melodifestivalen 1991... E venceu o quase cancelado (devido ao início da Guerra do Golfo) Festival da Eurovisão 1991, em Roma.

Depois da vitória na Eurovisão correu o Mundo, tornando-se a primeira cantora pop escandinava a cantar na China, viu todos os seus anteriores álbuns reeditados no novo formato CD, lançou mais uns tantos, incluindo dois Best of, participou em vários musicais, entre os quais "Música no Coração", onde interpretou o papel de Maria. Foram uns anos 90 cheios de trabalho, que se esbateu no início do novo século, apesar de Carola ser considerada uma mega estrela nórdica.

'Para voltar à ribalta, nada melhor do que voltar à Eurovisão', terá pensado, e, depois de uma tentativa falhada em 2003, em que foi mesmo desclassificada na fase de seleção interna dos temas da final sueca, voltou ao Melodifestivalen em 2006 com o tema "Evighet" de Bobby Ljunggren, Henrik Wikström e Thomas G:son. Os eurofãs festejaram, mas depressa deixaram de o fazer...

Pouco tempo antes do Melodifestivalen 2006, Carola tinha casado com um pastor evagélico radical, o que fez com que ela também se tornasse muito rígica relativamente a alguns temas fraturantes e numa entrevista acabou por dizer que a homossexualidade era uma doença. Resultado, a festa pelo possível regresso da cantora ao ESC tornou-se num valente 'buuuuu!'.

Mas "Evighet" acabou por ganhar a final nacional sueca e foi a Atenas como "Invincible"; Carola acabou por não ser muito bem recebida, levando-a a dar uma entrevista na capital grega a explicar que não tinha nada contra os gays e que, como disse o redator do ESC Portugal, especializado nos ensaios em 2006, Miguel Granja, 'gostava muito deles, das suas casas, das suas famílias, dos seus cães, dos seus gatos e até dos seus canário'.

Na semifinal do ESC2006 brilhou, apesar dos apupos que se ouviram de vários cantos da sala, na final voltou a brilhar com o seu já habitual vento nos cabelos, mas ficou-se pelo 5.º lugar.

Em 2013 fez uma nova versão de "Främling" para comemorar os 30 anos da canção e interpretou-a no Melodifestivalen, onde foi novamente recebida como uma mega estrela.

Before and After, Carola Häggkvist, "Främling"...



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /  Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL
25
( Hide )
  1. Anónimo23:16

    Ganda CAROLA

    ResponderEliminar
  2. Tack sá mycket, mas Carola H. nem antes nem depois de 1983 e ainda menos depois de 1991,em q ganhou,deixando a fenomenal tunisina Amina(representando França) em 2ºlugar c omesmo numero d pontos.Carola ja era fundamentalista antes de casar-se c o pastor.Ja em 83 andava sempre c a Biblia nas maos

    ResponderEliminar
  3. Lucas Carvalho03:16

    Sou fan do Eurovision graças a esta Senhora. Amo ela e a sua força.

    ResponderEliminar
  4. @ RG:
    E desde quando ter e defender princípios cristãos é ser-se fundamentalista??!!! Às vezes fico siderado com o que leio por aqui... Sou cristão e, como tal, advogo um determinado tipo de relacionamento mas respeito quem viva de outra forma; mas não tenho de concordar com tal, certo? A liberdade está em aceitar posturas diferentes, seja de que lado for, e em exprimir as opiniões e certezas sem ofender o outro (algo que a Carola acabou por fazer, de facto). Isso não me devia tornar homofóbico ou politicamente incorrecto. E, falando em discriminação, às vezes dou por mim a pensar que, enquanto fã do ESC, sinto-me incomodado pela conotação "gay" que têm vindo a dar a este certame, forçando uma ligação que não tem necessariamente de existir - é um festival de música, ponto final. Tudo o resto são "peanuts"...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:39

    Em 2006 ela arrasou e merecia ter ficado ainda melhor classificada. AMO

    ResponderEliminar
  6. Ela tem qualquer coisa que me faz lembrar mistura de macumba,voodoo,candomble,fe mormon,fundamentalismo evangelista,euforia patologica,incerteza e insegurança mascaradas com dureza e intransigencia.Nao gosto nem antes nem depois.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:40

    @ NUNO

    " E, falando em discriminação, às vezes dou por mim a pensar que, enquanto fã do ESC, sinto-me incomodado pela conotação "gay" que têm vindo a dar a este certame, forçando uma ligação que não tem necessariamente de existir - é um festival de música, ponto final. Tudo o resto são "peanuts"."

    Não diria melhor!!!!

    Em relação ao supostos "fundamentalismo religioso" da Carola, pois, é o que dá a ignorância em utilizar termos sem saber o seu correcto significado.....

    Já agora, em termo de piada.... o "fundamentalismo religioso" da Carola é uma treta, o "fundamentalismo gay" da Conchita é que é o melhor! Viva as amigas!!!!

    ResponderEliminar
  8. Em 1983 eu estava a viver na Suecia e sei o q deu nas vistas a Carola,mesmo no seu pais,andar sempre c a Biblia debaixo do braço e na ponta da lingua.Sei o que significa fundamentalismo,tanto religioso como outro,e dominando a lingua sueca sei o que esta Sra de vez em quando deita pela boca fora.

    ResponderEliminar
  9. Boa piada ,Viva as amigas...Pois e ,so que o "fundamentalismo gay" nao trata mal ninguem,nao da porrada nos cornos a ninguem,nem chama de doente a ninguem(E a propria medicina psiquiatrica q trata a homofobia como um disturbio comportamental).Ha diferenças,algumas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:53

    não gosto nada dessa mulher , não consigo entender como ela ganhou o ESC sendo que a lusitana paixão era uma musica muito superior , mas enfim...
    Esta velha acabada não tem noção de valores, todos sabem que ela ficou em 5 no ESC 2006 pq se envolveu com o diretor da organização, muito esperta esta senhora que para mim de talento tem 0.

    ResponderEliminar
  11. O ESC,tanto para o bom como para o mau,NUNCA FOI so musica,nem o resto sao so peanuts ou hazelnuts.Ha toda uma escala de valores que faz parte do ESC actual,valores esses que tem a ver com a moderna sociedade democratica europeia com os seus principios de igualdade em direitos e deveres.

    ResponderEliminar
  12. So para comparar com Carola H.,vejamos os HERREYS (vencedores do ESC84 pela Suecia),que eram e creio que continuam a ser Mormons,e de cujas bocas nunca saiu nada de ofensivo/discriminatorio relativamente a comunidade GLBT.Ausencia de fundamentalismo e mais humanismo e inteligencia.a

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:32

    adoro o RG, sabe sempre como começar uma boa peixeirada aqui nos comentários

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:55

    A estrangeiros que dizem que a nossa língua é difícil mas por amor a SANTA as línguas nórdicas não são só difíceis mas como e sobretudo FEIAS CREDO JASUS!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo04:48

    Dizer que a Carola tem 0 de talento...é ser algo ignorante mas enfim.

    ResponderEliminar
  16. obrigado caro anonimo das 00:32 pelo seu comentario. Acredite,sou uma pessoa de boa vontade,mas nao suporto desigualdades sociais e tenho um conceito de cidadania de que nunca abdicarei. Linguas nordicas feias?Questao de gosto,para mim dificil avaliar porque me sao muito familiares.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:07

    @00:55

    Olha O ERRO! "A estrangeiros"? Não será "Há estrangeiros"? Ai que grande pontapé na Língua Portuguesa!

    ResponderEliminar
  18. Pergunta atirada ao ar sem intençao provocatoria: Serei eu o unico que acha o tombre de voz e maneira de cantar da Carola muito parecida e proxima dos da nossa Suzy?Acho,mesmo assim que a nossa Suzy canta e actua melhor que a Carola.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:58

    A Carola dá mil a zero à Suzy, vamos lá ter o minimo de juízo aqui. E RG falas em cidadania e que não suportas desigualdades sociais...mas isso que falas não passa da Alemanha para leste...ai a tua visão dos factos muda...

    ResponderEliminar
  20. Anonimo 17:58-Pense um pouco porque e que a minha visao dos factos muda em relaçao a UMA PARTE da europa de leste,caso tenha conhecimento da situaçao em q vivem por ex.ciganos e minorias etnicas em paises como Hungria,Romenia,Eslovaquia,Bulgaria etc.com o apoio da restante populaçao!

    ResponderEliminar
  21. Anonimo 17:58-Gostaria de ver na europa de leste a cidadania e direitos humanos respeitados NO MINIMO como no Ocidente,mas vejo q a mentalidade geral da sociedade e o clero em certos paises nao dao margem para evoluçao.Ha contudo paises onde a situaçao esta melhor: Rep.Checa,Eslovenia,Croacia.

    ResponderEliminar
  22. Anonimo 17:58-Gostaria de ver na europa de leste a cidadania e direitos humanos respeitados NO MINIMO como no Ocidente,mas vejo q a mentalidade geral da sociedade e o clero em certos paises nao dao margem para evoluçao.Ha contudo paises onde a situaçao esta melhor: Rep.Checa,Eslovenia,Croacia.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo21:08

    Nunca tinha reparado,mas as vozes da Carla e da Suzy ate se parecem muito,com vantagem pra Suzy,que tbm e muito mais gira que a Carola.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo21:10

    Nunca tinha reparado,mas as vozes da Carla e da Suzy ate se parecem muito,com vantagem pra Suzy,que tbm e muito mais gira que a Carola.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo00:07

    @ Anónimas das 21:08 e 21:10

    As vozes das Carla?!?! Mas quem é essa Carla que foi agora chamada ao baralho, sem mais nem menos?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.