Slider

Chipre: CyBC e MadTV inspiram-se no Melodifestivalen


Chipre anunciou o seu regresso ao ESC2015 depois de um ano de ausência. A emissora pública, em parceria com a MadTV, quer agora organizar uma grande final nacional.



A estação pública do Chipre anunciou o regresso do país ao Festival Eurovisão da Canção já em 2015, depois de uma paragem em 2014 devido a constrangimentos financeiros. A emissora anunciou um acordo com a MadTV cipriota para organizarem uma grande final nacional.

Assim, a final nacional cipriota será inspirada no Melodifestivalen, o famoso método através do qual os suecos escolhem os seus representantes para o ESC. Para além de uma grande final e semifinais, a final nacional contará ainda com um Second Chance e uma pré-seleção com audições ao vivo.

A CyBC estipulou que os cantores têm de ser cipriotas ou ter, pelo menos, origens cipriotas. Os compositores e os autores podem ser estrangeiros desde que trabalhem ativamente com um cidadão da pequena ilha mediterrânica.

A final nacional já está a ser promovida pela emissora pública através do anúncio que pode ver em seguida:



O Chipre fez a sua estreia no ESC em 1981. O melhor resultado alcançado foi o 5.º lugar por três ocasiões: em 1982 com Anna Vissi; 1997 com Hara & Andreas Constantinou; e em 2004 com Lisa Andreas. Em 2013 Despina Olympiou foi a representante cipriota. Contudo, e apesar de se tratar de uma das cantoras mais populares, não conseguiu chegar à final do concurso.

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
14
( Hide )
  1. Anónimo23:54

    Isto é o que se chama "falhar" 1ano no ESC mas voltar com ideias...o mesmo ñ aconteceu com Portugal que a ausência só serviu mesmo para isso...para se ausentarem e ficarem 1aninho descansados a dormir á sombra da bananeira xD

    ResponderEliminar
  2. Que Chipre sirva de exemplo a alguns paises(por ex.Portugal).Alias em Portugal bastava seguir,com pequenos acertos,o formato do FC 2010.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:19

    RG: como é??? voltar a organizar o festival da canção??? Um formato que nunca nos deu bons resultados no ESC, muito pelo contrario?? O de 2010 foi bom para os fans portugueses que tiveram 3 noites de festa, mas em termos de resultados no ESC foi mau, como quase sempre o foi na nossa historia. Por isso, a RTP devia organizar algo completamente diferente, a começar no nome do evento que nunca mais se poderia chamar Festival da Canção

    ResponderEliminar
  4. Anonimo das 00:19 : Eu disse COM PEQUENOS ACERTOS. O ter bons ou maus resultados no ESC tem a ver ja com muitos outros factores.Uma mudanca a fazer seria na fase de seleccao inicial,acho q pessoas duma certa geracao(F.Martins,R.Galarza)deviam sair.Acho eu...

    ResponderEliminar
  5. Em si o nome do evento nao tem influencia no resultado.Talvez valesse a pena seleccionar A TEMPO E HORAS um naipe de artistas profissionais, para os quais concurso aberto de cancoes.Mas por ex. a AUREA acederia a isso ?Ha o problema de em Portugal o FC ser visto como rampa para principiantes...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:20

    RG, a mudança do nome do evento é fundamental, porque o nome Festival da Canção tem uma conotação muito negativa em Portugal, e junto dos artistas com carreira. Uma mudança de nome, acompanhada de mudanças de conteudo, são fundamentais para credibilizar o evento e a seleção portuguesa para o ESC

    ResponderEliminar
  7. Anonimo das 16:20, sim tem razao. Talvez uma mudanca no nome do evento fizesse com que artistas "com provas dadas"viessem a participar.Contudo a imagem do proprio ESC em si nao e muito boa em Portugal,ao contrario do q se passa por ex. na Suecia e Noruega...uma questao nao muito facil.

    ResponderEliminar
  8. Nuno20:40

    Como é que o Chipre não teve dinheiro para participar em 2014, e de repente, arranja tanto dinheiro para fazer as várias Semi- Finais para 2015?

    ResponderEliminar
  9. Nuno, talvez da mesma maneira que Portugal,q ficou de fora em 2013 e em 2014 fez uma semifinal(para de 10 escolher 5) e uma final...isto da falta de dinheiro e uma treta! Para a musica ha falta dele,mas por ex.para o futebol nunca ha falta de money!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:48

    RG, ja viste a quantidade qse infinita de patrocinadores que a RTP consegue arranjar para as transmissoes de futebol? O Mundial deu muito lucro á RTP!!! Enquanto a seleção de Portugal para o ESC não for um programa prestigiado, nunca a RTP conseguirá patrocinadores nem retorno publicitário

    ResponderEliminar
  11. Dilema complicado... sem dinheiro o prestigio da seleccao para o ESC nao aumenta,por outro lado dinheiro/patrocinadores sem prestigio nao ha.Parece ser um circulo vicioso e tambem quase um paradigma das teorias neo-liberais da economia de mercado.Nao vejo saida!!!

    ResponderEliminar
  12. De qualquer maneira a RTP q arranje maneira de conseguir por no FC2015( ou seja la o q se chame) AUREA, BURAKA SOM SISTEMA, AGIR e as AGIRETTES, ANA MOURA, DAVID CARREIRA, SANDRO G, OQUESTRADA cada um deles com 2 cancoes bem ao estilo normal de cada um deles... BowWowwow!!!

    ResponderEliminar
  13. Ao mencionar na msg anterior CANCOES BEM AO ESTILO NORMAL d cada 1 deles,refiro-me por oposicao a introducao FORCADA de sons nacionais estilo guitarra portuguesa,adufes etc.so porque se trata duma coisa para o ESC.LIBERDADE LINGUISTICA TOTAL.

    ResponderEliminar
  14. Ainda em relacao a total liberdade linguistica,pessoalmente adoraria ver Portugal ser representado no ESC por uma cancao em creolo cabo-verdiano,mandarim,cantones,malinke ou kikongo...em si o ingles nao me da pika!Creio q pelo menos daria nas vistas e chamaria a atencao:-)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.